Casa ou apartamento: o que levar em conta na hora de escolher?
Casa ou apartamento: o que levar em conta na hora de escolher?
Na hora de adquirir um imóvel muitas dúvidas surgem, uma delas é decidir entre uma casa ou apartamento. Como qualquer outra compra para ser certeira é preciso saber quais os prós e contras de cada um e só então decidir qual se encaixa melhor em todas as suas necessidades e desejos.
Para isso separamos algumas vantagens e desvantagens de cada um, para ajudar a você escolher o seu lar. Vamos lá?
CASA
Vantagens:
Mais privacidade: não precisar checar o tempo todo se há alguém nas janelas te observando ou se as cortinas estão fechadas para circular livremente.
Sem regra de silêncio: você pode ouvir suas músicas, fazer resenhas com amigos até de madrugada ou até mesmo o contrário poder dormir sem ser incomodado pelo barulho dos vizinhos.
Mais pets: nem sempre em um apartamento todos os tipos de pets são aceitos, já na sua casa você escolhe.
Desvantagens:
Custos elevados de manutenção e despesas: geralmente essas manutenções em apartamentos são cobertas pela taxa do condomínio, que contam com profissionais para fazerem a conservação dos ambientes, em casa, isso é sua incumbência.
Segurança por conta própria: em caso de viagens, entrada e saída de veículos em horários menos movimentados cabe a você ter câmeras, cadeados, e alarmes.
APARTAMENTO
Vantagens:
Praticidade dia a dia: apartamentos geralmente são mais dinâmicos para aqueles que precisam de ficar mais perto de trabalho, faculdade em grandes centros urbanos ou com uma rotina muito corrida.
Mais lazer: a maioria dos condomínios hoje em dia preza por uma boa área de convivência, como piscina, academia, quadras esportivas, brinquedotecas para as crianças, salas de reuniões e salões de festa (algo que encarece muito o valor de uma casa, exemplo).
Maior segurança: portaria 24 horas, vizinhos, fluxo de pessoas maior, alarmes e vigias, são itens que geralmente já são oferecidos pelos prédios e condomínios.
Desvantagens:
Menor poder de escolha: com exceção de apartamentos comprados na planta, os layouts são padronizados e poucos apresentam grandes possibilidades de modificações.
Proximidade com vizinhos: existe uma menor privacidade em relação à janelas e cortinas abertas, tom de voz, regras de convivência e diferentes estilos de vida. Além de nem sempre conhecer todos que estão passando pelo corredor.
Agora é com você! Seja casa ou apartamento, para ficar 100% feliz com a escolha cabe a você saber o que te agrada, o que é valor e o que realmente tem é importante para começar uma nova etapa.